O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 11/12/1953
Emancipação Política: 11 DE DEZEMBRO DE 1953
Gentílico: BOASAUDENSE OU JANUARENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesorregião: AGRESTE POTIGUAR
Microrregião: AGRESTE POTIGUAR
Distância para a capital: 59 KM

Dados de características geográficas

Área: 170,74
População estimada: 10275
Densidade: 60,20
Altitude: 104
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: Hora de Brasília (UTC-3)
Origem
Autores: José Alaí de Souza e Maria de Deus Souza de Araújo

Em janeiro de 2001, por ocasião da Festa da Padroeira de Boa Saúde, José Alaí de Souza e Maria de Deus Souza de Araújo lançaram o livro BOA SAÚDE - Origem e História. A referida publicação é fruto de uma pesquisa que os autores fizeram entrevistando pessoas, consultando arquivos e documentos com o objetivo de preservar a nossa memória, "contribuindo para que as gerações do hoje e do amanhã, do Município de Boa Saúde, possam conhecer as suas origens e tradições; os acontecimentos, fatos e pessoas que construíram a nossa história".
Com o objetivo de compartilhar esses conhecimentos com um maior número de pessoas, principalmente com os estudantes que têm acesso à internet, grande parte do conteúdo do refedido livro encontra-se disponível neste blogue. Quem quiser adquirir o livro em Natal pode encontrá-lo na Livraria do Campus Universitário e na A.S. Livros. Em Boa Saúde: para leitura e consulta pode encontrá-lo na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Maria Almeida da E.E. Maria do Rosário e para aquisição entrar em contato com José Alaí.
História

O povoamento das terras que constituem o município de Boa Saúde teve início na primeira metade do século XIX, com a expansão de São José de Mipibu. Documentos comprovam a existência de habitantes na região bem antes de 1859.
Existe mais de uma versão quanto à origem do nome Boa Saúde. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de Nossa Senhora da Saúde, do Juazeiro no Ceará, e que a partir daí o povoado passou a chamar-se Boa Saúde. Outra de que a família Cachoeira teria construído uma capela dedicada à Nossa Senhora da Saúde, depois que uma pessoa da família curar-se ao se banhar no rio onde existia muito muçambê. E, ainda, de que um viajante teria adoecido e ao ficar curado quando de passagem pela localidade, hospedado na casa de Antônio Badamero, teria exclamado: este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde.
O movimento pela emancipação política foi iniciado no final da década de 1940, tendo como principais lideranças Antônio Augusto de Souza, Manoel Teixeira de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade. A criação do município ocorreu em 11 de dezembro de 1953, com a denominação de Januário Cicco, em homenagem ao Dr. Januário Cicco, médico nascido em São José de Mipibu.
Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 02 de fevereiro de 1991, o município voltou a chamar-se Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação de seus habitantes, alicerçada na tradição e na devoção à Nossa Senhora da Saúde.
Boa Saúde tem cultura típica da região agreste, mas bem diferenciada, foi por muito tempo referência na produção de caju, criação de gado e produção de algodão, sendo referência do Rio Grande do Norte.
Hoje, Boa Saúde é referência na produção de mandioca e seus derivados, como farinha, goma, produção de milho, e faz da sua cultura uma das maiores festas no finalzinho de Julho, o Boa Saúde Junina, com apresentações de quadrilhas juninas e uma festa em praça pública, festa que terá sua 3ª edição em 2024.
Boa Saúde hoje tem duas lindas barragens, uma na cidade Boa Saúde e outra na Comunidade do Guarani, a 3,5 km do centro da cidade, que influencia a pesca local e é lugar para tirar aquela foto.
No Poço da Pedra Grande visualizamos um lindo pôr-do-sol no final da tarde, por volta das 17h15, em cima da ponte do Rio Trairi.
Se você ainda não conhece, embarque nesse desafio, Boa Saúde só tem alegria a te proporcionar e inúmeras belezas naturais.
Seja bem-vindo a Boa Saúde.
Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Boa Saúde pelo Decreto Estadual n.º 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de São José de Mipibu.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Boa Saúde figura no município de São José de Mipibu. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Elevado à categoria de município com a denominação de Januário Cicco pela Lei Estadual n.º 996, de 11-12-1953, sendo desmembrado de São José de Mipibu. Sede no atual distrito de Januário Cicco ex-Boa Saúde. Constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Lagoa Salgada, ambos desmembrados do município de São José de Mipibu. Instalado em 01-01-1954.
Em divisão territorial datada de 1-07-1955 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Lagoa Salgada. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1960.
A Lei Estadual n.º 2.747, de 07-05-1962, desmembra do município de Januário Cicco o distrito de Lagoa Salgada, elevado à categoria de município.
Pela Lei Estadual n.º 2.929, de 24-09-1963, é criado o distrito de Córrego de São Mateus e anexado ao município de Januário Cicco.
Em divisão territorial datada de 31-12-1968 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Córrego de São Mateus. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
Sua denominação foi alterada de Januário Cicco para Boa Saúde, pela Emenda da Câmara Municipal n.º 01, de 02-02-1991 (a ser efetivada quando houver homologação por Lei Estadual).
Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído de 2 distritos: Januário Cicco e Córrego de São Mateus.
Boa Saúde é geograficamente uma cidade polo do agreste potiguar, pois se situa no centro, com cidades como Santo Antônio, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Tangará, Campestre e Serra Caiada ao redor.
Seu território faz divisa até com a cidade de Macaíba.
Inclui uma parte do Sítio Santa Cruz, localizado após o Sítio Pororoca.
Por muito tempo, teve a Festa do Rio, realizada embaixo da ponte no dia 1º de Fevereiro.
É a cidade mais hospitaleira do Agreste.
Pioneira em inovação e motivadora de projetos voltados à juventude.
Tem um dos maiores hospital municipal da região.
NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 1 dia(s)

A Prefeitura irá reinaugurar nesta tarde de sexta-feira, 26.

A mais completa UBS (Unidade Básica de Saúde).

#Agricultura Há 3 dia(s)

Sustentabilidade e avanço na agricultura.

O II Circuito Tecnológico de Mandioca do Rio Grande do Norte.

#Agricultura Há 5 dia(s)

Boa Saúde vai sediar o II Circuito Tecnológico de Mandioca do Rio Grande do Norte.

Dia 24 de abril de 2024, na Comunidade de Pororoca, Boa Saúde-RN.

#Administração Há 45 dia(s)

DECRETO N° 015/2024 DE 06 DE MARÇO DE 2024.

Dispõe sobre a adoção de Horário corrido de expediente nos órgãos e entidades da Administração direta, Indireta e Autarquias do Município de Boa Saúde/RN.

#Cultura Há 45 dia(s)

HOMOLOGAÇÃO dos editais 001/2024 e 002/2024 Lei Paulo Gustavo.

HOMOLOGAÇÃO dos editais 001/2024 e 002/2024, que contemplam a seleção de projetos para a execução audiovisual e fomento à cultura da nossa terra, da Lei Paulo Gustavo.

#Saúde Há 170 dia(s)

Odontologia em capacitação e execultando projetos.

As Dentistas Geyse Murian, Larissa Souza e Islany Jácome participaram de capacitações e o Projeto Sorrindo para o Futuro foi estendido para o Córrego de São Mateus.

#Saúde Há 180 dia(s)

Nesta manhã, a Dr. Daniela Carvalho realizou diversas pequenas cirurgias na UBS Lagoinha, referente ao PSF IV.

É mais um trabalho que vem sendo oferecido em todas as UBS da rede municipal de saúde de Boa Saúde. Mais informações procure seu Agente Comunitário de Saúde.

#Administração Há 182 dia(s)

Dia do Servidor Público!

Nossos agradecimentos à todos que fazem nossa Cidade acontecer!?????? [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito